top of page
Buscar

Fábrica de Startups premiada na categoria Promoção do Espírito de Empreendedorismo

A Fábrica de Startups foi, recentemente, premiada na categoria "Promoção do Espírito de Empreendedorismo", nos European Enterprise Promotion Awards, com o programa Tourism Explorers.





O Tourism Explorers foi, recentemente, premiado na categoria "Promoção do Espírito de Empreendedorismo", nos European Enterprise Promotion Awards 2020, uma iniciativa da Comissão Europeia, coordenada em Portugal pelo IAPMEI, que pretende distinguir iniciativas, identificadas como boas práticas de promoção empresarial, em várias áreas. Para o Fundador e CEO da Fábrica de Startups, António Lucena de Faria, este é o “reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo de quatro anos, em conjunto com parceiros, startups”, acrescentado que apesar das circunstâncias atuais, a “Fábrica de Startups continua empenhada em promover o empreendedorismo em Portugal e a contribuir para o sucesso na criação e desenvolvimento de startups, neste caso, no setor do Turismo”.

O Tourism Explorers é um programa nacional de criação e aceleração de startups, organizado pela Fábrica de Startups, em parceria com o Turismo de Portugal, que acontece em 12 cidades, e pretende capacitar os empreendedores de todo o país ajudando a reduzir as assimetrias regionais. Dividido em Ideação e Aceleração, o Tourism Explorers está atualmente a decorrer em simultâneo (através de live-streaming), em 12 cidades diferentes - Aveiro, Beja, Caldas da Rainha, Coimbra, Covilhã, Évora, Faro, Lisboa, Porto, São Miguel (Ponta Delgada), Setúbal e Viseu - e conta com a participação de mais de 560 empreendedores. De acordo com o Relatório de Impacto da Fábrica de Startups, 60% das startups que participaram neste programa continuam ativas (mas em diferentes fases), 23% recebeu algum tipo de investimento (43% diz ter recebido investimento privado) e 13% conseguiu internacionalizar o seu negócio (sendo que a maior concentração recai sobre Espanha e o Brasil). Entre os casos mais conhecidos de startups que participaram no Tourism Explorers e que receberam investimento destacam-se a Bag4Days, a Live Electric Tours (também galardoada com o prémio de Melhor Startup de Turismo, em 2018, nos Startup Europe Awards), a Sailside e a Try Portugal.

Para a concretização deste programa, são asseguradas parcerias nas diferentes cidades do país, com Escolas de Hotelaria e Turismo, incubadoras da RNI – Rede Nacional de Incubadoras, Universidades e Institutos Politécnicos. Texto escrito por: Rita Frade, Coordenadora de Marketing e Comunicação da Fábrica de Startups

bottom of page