top of page
Buscar

Startup do Porto vence 3ª edição do Tourism Explorers

A startup Fast-MP é a grande vencedora da edição de 2019 do Tourism Explorers, programa organizado pela Fábrica de Startups, em parceria com o Turismo de Portugal. Levou para casa um incentivo no valor de 10.000€.





O prémio desta 3ª edição do Tourism Explorers vai diretamente para o Porto, mais propriamente para a startup Fast-MP, que arrecadou, assim, um incentivo no valor de 10.000€. Trata-se de uma plataforma online que ajuda os lojistas da restauração, bebidas e similares a resolver problemas no atendimento ao público, utilizando uma aplicação móvel para receber pedidos dos seus clientes.

Para Ricardo Lopes, Full Stack Developer da Fast-MP, este prémio significa um “reconhecimento do trabalho” que têm desenvolvido até aqui, a “validação do modelo e uma esperança para o futuro”. Ricardo diz, ainda, estar surpreendido pela forma como o Tourism Explorers os ajudou: “não conhecia o modelo, mas funcionou plenamente connosco”. Quando questionado sobre os próximos passos, Ricardo diz que, para já, vão participar no Web Summit, para “tentar passar ainda mais a mensagem”, porque estão “ativamente à procura de investimento”. Outro objetivo é também “começar, lentamente, a expansão para outras cidades do país.

A Grande Final Nacional do maior programa nacional de criação e aceleração de startups na área do Turismo decorreu esta quinta-feira, no Parkurbis, Covilhã, e contou com a presença das 12 melhores startups, de 12 cidades diferentes (Abrantes, Angra do Heroísmo, Aveiro, Caldas da Rainha, Coimbra, Covilhã, Évora, Faro, Lisboa, Portalegre, Porto e Setúbal), de investidores, parceiros, mentores, formadores e de vários convidados da comunidade local.

Ao longo da tarde, os empreendedores, das 12 startups, apresentaram os seus projetos a um grupo de jurados, constituído por António Lucena de Faria (da Fábrica de Startups), Cristina Salsinha (do Turismo de Portugal), Miguel Barbosa (da Portugal Ventures), Jorge Patrão (do Parkurbis) e José Páscoa (da Universidade da Beira Interior), numa competição de pitches. O evento foi transmitido em direto através dos canais de YouTube e Facebook da Fábrica de Startups.

Durante a tarde houve ainda tempo para um debate sobre Empreendedorismo e Turismo, com Jaime Serra (da Universidade de Évora), Eva Andrade (do PCI · Creative Science Park Aveiro Region / Universidade de Aveiro), Fábio Santos (da StartUp Angra), Daniela Marta (do Parkurbis), José Páscoa (da Universidade da Beira Interior) e António Lucena de Faria (da Fábrica de Startups). O moderador foi Roberto Antunes (do NEST). Ao longo de 9 Bootcamps (3 na fase de Ideação e 6 na fase de Aceleração), os mais de 700 empreendedores, das 12 cidades do país, tiveram oportunidade de criar ideias inovadoras e desenvolver os seus negócios com a ajuda de vários formadores, oradores e mentores, especialistas da área, como António Lucena de Faria e José Arthur Vasconcelos, da Fábrica de Startups, Afonso Rebelo de Sousa, da Bundl, ou André Marquet, da Productized.

O Tourism Explorers é um programa organizado pela Fábrica de Startups, em parceria com o Turismo de Portugal, que tem como objetivo promover o empreendedorismo em Portugal, através da criação e apoio ao desenvolvimento de novas startups relacionadas com o setor do turismo.

bottom of page